Foto: Reprodução

Para combater a desinformação, o medo e as fake news, diversos artistas participaram da gravação de um vídeo da campanha “Vacina Já! Quem ama, vacina!”, lançada pela Associação dos Produtores de Teatro (APTR). O objetivo é sensibilizar os brasileiros e assegurá-los da importância da imunização de todos para que possamos controlar a pandemia da COVID-19, que já matou mais de 200 mil pessoas em nosso país. 

Aparecem no vídeo da campanha artistas como Léa Garcia, Emiliano Queiroz, Marcos Caruso, Ney Latorraca, Herson Capri, Françoise Forton e Beth Goulart, que recentemente perdeu a mãe, a também atriz, Nicete Bruno, para a doença (assista ao vídeo no final mais abaixo)

“Vivemos uma guerra contra o vírus. Antes só tínhamos máscaras, distanciamento social e higienização das mãos. Agora, com apoio da ciência, temos a vacina”, afirma Eduardo Barata, presidente e produtor da APTR.

Em texto, a entidade assegura:

“Pra gente se imunizar
Pra proteger quem a gente ama
Pra acabar com esse isolamento
Pra tudo voltar ao normal 
Pra vida seguir em paz
Pra fazermos um espetáculo com final feliz 
Nós, Trabalhadores do Teatro, estamos de braços abertos e prontos para entrarmos em cena pela vacinação”

Vacinação no Brasil

No Brasil, já temos duas vacinas aprovadas para uso emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas como as doses disponíveis ainda são poucas, os profissionais de saúde, indígenas e quilombolas estão sendo os primeiros a serem imunizados (leia mais aqui).

Mas na hora que o país consiga ter acesso a mais doses, é preciso que todos os brasileiros tomem a vacina para que possamos atingir a chamada “imunidade de rebanho”. 

“Somente através da vacinação é que de fato conseguiremos sair dessa pandemia. É um vírus que se transmite muito facilmente, ele sofre mutações, com capacidade de provocar síndromes clínicas muito variadas e com transmissão de pessoas para pessoas mesmo entre indivíduos assintomáticos. Enfim, é uma infecção muito difícil de controlar com medidas convencionais”, ressaltou a médica infectologista e epidemiologista Cristiana Toscano, a única brasileira a fazer parte do Grupo de Trabalho de Vacinas para COVID-19 do Grupo Estratégico Internacional de Experts em Vacina e Vacinação (Sage) da Organização Mundial da Saúde (OMS), ao Conexão Planeta (leia sua entrevista completa em Verdades e mitos sobre as vacinas contra a COVID-19).

Fonte: Conexão Planeta