“Coronavírus: Alerta Ambiental”, da National Geographic, conta com especialistas como Jane Goodall e Paul Watson e ressalta a necessidade de cuidar do meio ambiente contra novas epidemias.

Coronavírus: Alerta Ambiental mostra problemas ambientais que iniciaram pandemia de Covid-19. Foto: Divulgação

Para o conservacionista Andrea Crosta, líder do Earth League International, organização dedicada a investigar crimes ambientais, um dos maiores problemas que temos enfrentado durante a pandemia é a incapacidade de ver a conexão entre a caça e o comércio ilegal de animais com a origem da crise sanitária.

É justamente esse o tema do documentário Coronavírus: Alerta Ambiental, que estreia nesta segunda-feira (5), às 21h, na National Geographic. A produção conta com a participação de diversos especialistas em vida selvagem, como a primatóloga Jane Goodall; o ativista Paul Watson, fundador da Sea Shepherd Conservation Society e cofundador do Greenpeace; o autor David Quammen; a patologista veterinária Tracey McNamara, entre outros. Juntos, os cientistas mostram o quão insustentável é a forma como lidamos com o meio ambiente e apontam os riscos que a exploração desenfreada da natureza traz para a saúde humana e de outras espécies.

O documentário inclui gravações realizadas em diversos lugares do mundo, como matas fechadas, áreas naturais exploradas pelo homem e mercados que comercializam animais selvagens — uma das principais portas para o surgimento de zoonoses, doenças que podem ser transmitidas por animais aos seres humanos.

Traçando uma linha do tempo, os especialistas mostram o quão iminente era a atual pandemia da Covid-19, causada pelo coronavírus Sars-CoV-2. Desde a segunda metade do século 20, houve surtos do vírus Machupo, transmitido por ratos; vírus de Marburg, presente em macacos de Uganda; o vírus da imunodeficiência humana (HIV), também disseminado entre primatas e que se tornou pandêmico na década de 1980; além de outros ,como os hantavírus, nepovírus e coronavírus da Sars e da Mers.

Coronavírus: Alerta Ambiental mostra problemas ambientais que iniciaram pandemia de Covid-19. Foto: Divulgação

Por meio do estudo de diversos casos, os cientistas ressaltam a importância de estabelecer uma melhor convivência com a natureza, e não culpá-la pelo aparecimento de novas doenças, já que o desequilíbrio ambiental é causado pela ação humana.

Fonte: Revista Galileu