O F-39E Gripen, em cena do vídeo abaixo

Um vídeo publicado nesta quarta-feira, 9 de março, mostra que dois novos aviões de caça Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB) foram captados durante movimentação noturna na Europa.

Segundo a descrição do autor do vídeo no YouTube, os dois jatos militares F-39E Gripen fabricados pela sueca Saab foram transportados, durante a noite, do aeroporto de Kungsängen, onde foram feitos, para o porto de Norrköping, onde serão embarcados para o transporte marítimo até o Brasil.

Nos detalhes do momento da publicação do vídeo acima, o autor dizia que eram “informações ainda não confirmadas de que as aeronaves serão exportadas para o Brasil”, porém, o responsável de imprensa da Saab, Mattias Rådström, afirmou ao NT que o movimento “Faz parte do transporte para o Brasil”.

Como vimos no final de ano passado, os primeiros caças Gripen de produção em série foram entregues à FAB em novembro e logo embarcariam para o Brasil, com previsão de chegada ao porto de Navegantes entre o final de 2021 e os primeiros meses de 2022, porém, até hoje, não se ouviu falar de nenhuma atualização sobre a posição das aeronaves.

Assim, não é possível dar certeza se estes dois aviões agora filmados na Suécia são os dois primeiros a serem despachados, ou se outras unidades já partiram antes e encontram-se a bordo de navios.

Porém, dado a situação crítica do transporte marítimo mundial de cargas, com grandes atrasos devido à demanda muito superior à capacidade, e as imagens da mídia sueca mostrando as numerações 4101 e 4102 nas caudas dos F-39E, possivelmente são realmente as duas primeiras unidades, que somente agora estão deixando o país rumo ao Brasil.

Fonte: Aeroin.net