Unidades de São Bernardo do Campo, São Carlos e São José dos Pinhais ficarão paradas por 10 dias; é a segunda interrupção apenas em junho.
A Volkswagen anunciou nesta sexta-feira (11) a paralisação por 10 dias de suas fábricas de São Bernardo do Campo e São Carlos (SP) e São José dos Pinhais (PR) a partir de 21 de junho pela escassez de semicondutores.
Em comunicado, a empresa afirma que vem trabalhando com a matriz e seus fornecedores para minimizar o problema, mas que diante do atual cenário, no qual não há perspectivas de normalização do fornecimento de chips, terá de fazer essa pausa.
A situação pode, inclusive, piorar nas próximas semanas. “Novas paralisações não estão descartadas futuramente caso o cenário global de fornecimento de semicondutores permaneça crítico, impactando diretamente as atividades de produção da empresa no Brasil”, diz.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_cf9d035bf26b4646b105bd958f32089d/internal_photos/bs/2021/D/R/7FYPA0Q76VHCg1j8uCIg/volkswagen-t-cross-2020-sao-jose-dos-pinhais-fabrica.png)
Volkswagen T-Cross é feito em São José Pinhais, que ficará parada por 20 dias em junho — Foto: Divulgação
Não é a primeira vez que a Volkswagen interrompe a produção devido à falta dos semicondutores. A montadora já havia anunciado, no fim de maio, que as fábricas de Taubaté (SP) e São José dos Pinhais ficariam paradas por 10 dias a partir de 7 de junho. Ou seja, com o novo comunicado, a unidade paranaense ficará 20 dias no total sem que nenhum modelo saia da linha de montagem.
Confira o comunicado na íntegra:
Uma escassez significativa de capacidades de semicondutores está levando a vários gargalos de fornecimento em muitas indústrias globalmente (telecomunicação, computação, eletroeletrônicos e smartphones). Isso também gerou problemas no abastecimento da indústria automotiva ao redor do mundo desde a virada do ano. O resultado são adaptações em toda a indústria na produção de automóveis, o que também afeta as marcas do Grupo Volkswagen.
Nos últimos meses, o time da Volkswagen do Brasil tem trabalhado intensamente, em parceria com a matriz e fornecedores, para minimizar os efeitos da escassez de semicondutores para a produção em suas fábricas no Brasil. Entretanto, o cenário atual não demostra o encaminhamento para uma solução definitiva visando a normalização do fornecimento de chips. Ao contrário, há sérios riscos de agravamento dessa situação nas próximas semanas.
Com base nisso, A Volkswagen do Brasil comunica a paralisação das operações de suas áreas produtivas nas fábricas de São Bernardo do Campo e São Carlos, no Estado de São Paulo, e de São José dos Pinhais, no Estado do Paraná, a partir de 21 de junho, pelo período de 10 dias.
Novas paralisações não estão descartadas futuramente caso o cenário global de fornecimento de semicondutores permaneça crítico, impactando diretamente as atividades de produção da empresa no Brasil.
Fonte: Autoesporte